Esta carta integra um conjunto de correspondências com Adolpho Lutz, que abrange o período de 1901 a 1916, constituindo uma fonte importante para se conhecer o intercâmbio científico entre os bacteriologistas do Instituto Soroterápico Federal, do Instituto Butantan e do Instituto Bacteriológico de São Paulo. Entre os principais assuntos desse conjunto de correspondências, destacam-se: a visita da Missão Pasteur ao Rio de Janeiro para estudar a febre amarela; o envio, a pedido de Lutz, de soro antipestoso para São Paulo; estudos de mosquitos transmissores de doenças; o ingresso de Adolpho Lutz em Manguinhos em 1908; estudos sobre esquistossomose realizados por Lutz.
Remetente(outra forma):
Cruz, Oswaldo Gonçalves
Assunto:
Febre Amarela, Soro, Pesquisa Intercâmbio de Pesquisadores, Missão Pasteur, Soro Antipestoso, Simond, Paul-Louis, and Marchoux, Émile
Conjunto de correspondências mantidas com Emilia da Fonseca Cruz (Miloca) em dois períodos principais. No primeiro, entre 1889 e 1892, quando eram noivos, ela se ausentou da cidade por longos intervalos em férias com a família em Caxambu (MG) e Petrópolis (RJ) . Mais tarde, em 1899, corresponderam-se quando Oswaldo Cruz se encontrava em Santos (SP) para participar do combate à epidemia de peste bubônica.
Conjunto de cópias de telegramas encadernados, referentes aos anos de 1908 e 1909, enviados a autoridades sanitárias de diversos portos brasileiros para tratar de casos suspeitos de peste bubônica, difteria e cólera. Carlos Chagas e Belisário Penna constam nesse rol de correspondências, junto com o presidente da República, Afonso Pena, a quem Oswlado Cruz agradece pela distinção de ter sido seu nome escolhido para rebatizar o Instituto Soroterápico Federal.
Remetente(outra forma):
Cruz, Oswaldo Gonçalves
Assunto:
Administração em Saúde Pública, Saneamento de Portos, and Instituto Soroterápico Federal
Correspondência com a esposa Emilia da Fonseca Cruz (Miloca), com quem Oswaldo Cruz manteve ao longo da vida intensa troca de cartas. A maior parte desse conjunto foi escrita durante viagens de Oswaldo Cruz no Brasil e no exterior, ocorridas em diferentes momentos entre 1905 e 1915.
Remetente(outra forma):
Cruz, Oswaldo Gonçalves
Destinatário(outra forma):
Miloca
Assunto:
Família, Casamento, Bacteriologia, I Guerra Mundial, Viagem de Estudos, Cruz, Bento Oswaldo, and Cruz, Elisa Oswaldo
Caderno com cópias de telegramas abrangendo o período de 1905 a 1908, quando Oswaldo Cruz, à frente da Diretoria Geral de Saúde Pública, se dedicava ao controle da vigilância sanitária dos portos brasileiros, principalmente da capital federal, a cidade do Rio de Janeiro. Em sua maioria, o conjunto registra a expedição aos portos marítimos e fluviais do Brasil nos anos de 1905 e 1906.
Remetente(outra forma):
Cruz, Oswaldo Cruz
Assunto:
Vigilância Sanitária, Expedições, and Diretoria Geral de Saúde Pública
Correspondência com os filhos Elisa e Bento, travada, a sua maioria, durante viagens à Europa em diferentes momentos entre 1911 e 1916. Destacam-se nesse conjunto as cartas enviadas e recebidas quando Oswaldo Cruz retornou de Londres após a eclosão da I Guerra Mundial, deixando lá a família.
Remetente(outra forma):
Cruz, Oswaldo Gonçalves
Destinatário(outra forma):
Bentinho
Assunto:
Família, Casamento, I Guerra Mundial, Cruz, Emília da Fonseca, and Andrade, Nuno de